Flexdoc Lança BaaS para apoiar bancos e XTechs na corrida do Open Banking

Flexdoc Backoffice e Onboarding Digital Flexdoc Lanca BaaS para apoiar bancos e XTechs na corrida do Open Banking 2021

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

A Flexdoc investiu R$ 5 milhões numa oferta brasileira de Banking as a Service (BaaS). A iniciativa tem arquitetura focada em atender as normas do Banco Central e as especificações de segurança da diretiva europeia do mercado financeiro aberto (PSD2), já disseminada como padrão no mundo.

Atualmente, a plataforma financeira da Flexdoc responde pela abertura e validação de 300 mil contas correntes por dia para vários bancos de varejo (ou 3,5 contas por segundo).

O objetivo do BaaS é ajudar os novos concorrentes do setor financeiro, como FinTechs, meios de pagamento, varejo híbrido, BigTechs e InsurTehcs a se ajustar à cooperação com os bancos licenciados (garantida pelo Open Banking), a partir de uma estrutura operacional já testada nos maiores bancos brasileiros.

Ao mesmo tempo, a plataforma BaaS surge para acelerar a adoção do modelo de operação via APIs por parte de grandes e pequenos bancos regulados, que em geral se reúnem em torno da Febraban ou da ABBC (Associação Brasileira dos Bancos Comerciais).

Em sua maioria, estas instituições encaram a necessidade urgente de compatibilizar seus legados de TI, ainda parcialmente suportados em mainframes e bancos de dados relacionais, às novas realidades analíticas, móveis, ópticas, cognitivas, microprocessadas e não avessas ao risco, do ambiente aberto.

Muitos bancos já vêm fazendo o movimento em direção ao paradigma BanTech e à decolagem para a nuvem, mas o prazo para se adaptar à segunda fase do Open Banking (agosto de 2021) é curto demais para a maioria”, comenta Eduardo Borém, diretor comercial da Flexdoc.

No cenário de negócios visto pela Flexdoc, haverá, ao longo deste ano, um aprofundamento das mudanças bruscas no setor bancário, com a migração obrigatória das estruturas funcionais de data center fixo, tidas por muito eficientes e seguras, mas que estão deixando de atender aos marcos normativos e, principalmente , à chamada exigência da UX (com a experiência do cliente no centro da competição).

As TechFins já estão na pista

Em paralelo a este movimento, observa Borém, surgem vários negócios híbridos que precisam cooperar com os bancos licenciados, ou suportar operações criativas de financiamento e crédito não bancário. Ele menciona o caso das “TecFins”, uma nova contraface das fintechs.

São negócios compostos por empresas de TI, e-commerce ou empresas de plataforma. Estes novos agentes, explica ele, estão reinventando formas nem sempre monetárias de empréstimo, antecipação e suply-chain, por exemplo, a partir de análise de risco e descobertas de oportunidades com base na análise de big data sobre dados transacionais.

No Brasil há um grande player de ERP, a Totvs, que observa o fluxo de faturas de seus milhares de clientes industriais e oferece vantagens não bancárias. Por exemplo, a antecipação de faturas ou a antecipação de insumo industrial para acelerar a produção já vendida, numa clara competição com cheque especial e empréstimos bancários”, aponta Borém. Mundialmente, práticas desse tipo vêm sendo disseminadas por bigTechs como Apple, Amazon, Ali Baba e Microsoft.

Em 2021 espera-se ainda o avanço dos pagamentos peer-to-peer, com a entrada das empresas de mensageria (como o Face Book e Whatsapp) no radar do open banking brasileiro. Empresas de entrega de alimentos ou taxi por aplicativo também se preparam na arrancada, daí o entusiasmo da Flexdoc.

Onboarding biométrico

O BaaS da Flexdoc contempla o onboarding digital e a automação do fluxo operacional no ciclo de registro e transação. Inclui a captura móvel de imagens de documentos para a abertura de contas sem digitação, autenticação multifator, checagem biométrica, prova de vida e motores de autorização lastreados em regras de negócio.

Uma conexão com múltiplas fontes de confirmação de dados e uma camada de intersecção com os requisitos de compliance ajuda a tornar mais rápida a validação de identidades e acessos e os processos de liquidação típicos de cada instituição.

O diretor da Flexdoc prevê a comercialização de cinco a oito projetos de BaaS ao longo deste ano, principalmente, a princípio, para os bancos, que têm prazo até agosto para essa delicada transformação digital. Para 2022, a aposta é entre 10 e 15 projetos, quando a demanda deve ser maior entre empresas do espectro XTec e do varejo híbrido.

Análise de Fraude

O processo de análise de fraude utiliza uma combinação de tecnologias e algoritmos que realizam automaticamente o processamento e validação de dados e documentos para avaliar o risco de um determinado documento ou transação estar sendo fraudado.

 

A partir da extração automática de dados (OCR) e da aplicação de regras automáticas de validação, o sistema identifica e aponta os desvios e riscos de fraude, possibilitando uma ação rápida por parte do gestor.

Validações
Biométricas

A aplicação de Face Match pode ser usada como um complemento de segurança, quer seja no processo de onboarding, quer seja num processo de autenticação / login. Ela faz uma comparação entre o documento de identificação ou selfie tirada pelo usuário no cadastro , e uma foto armazenada na base de dados do governo federal, para garantir que os documentos enviados são realmente da pessoa, podendo esse processo ser automatizado ou manual.

Prova de vida

A prova de vida é um módulo específico que utiliza de capturas de imagens e dados para serem analisados para comprovar a vivacidade do usuário, esses dados capturados são processados em várias etapas para validar a genuinidade das informações para então trazer uma resposta assertiva sobre o status do usuário.

Background Check

O Background Check possibilita com base nos dados cadastrados pelo usuário fazer uma série de consultas de pessoa física e jurídica em diversas centrais de informação como por exemplo da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, Receita Federal, etc.
Além disso, capacidades de documentoscopia e validação de documentos torna o processo de avaliação extremamente robusto.

Análise de Fraudes

O nosso background check conta com um sistema de análise de fraudes
robusto, possuindo uma série de processos automatizados que são confrontados por operadores fazendo assim um double check dos registros para garantir acurácia das informações.

Geração de Dossiês PF e PJ

Dossiês completos para pessoa fisica e juridica consultando a partir dos dados cadastrados pelo usuário, o dossiê é gerado através de uma consulta feitas nos maiores e mais confiáveis órgãos do brasil e internacionais, trazendo informações com, processos judiciais, Antecedentes Judiciais, Dados Profissionais, entre outros.

Assinatura
Digital

Quer que Políticas, riscos, permissões, exceções, sejam analisados e validados de forma automática, com precisão e agilidade, para garantir a conformidade da sua operação? Na plataforma do BaCk Office conectA você encontra a solução perfeita!

Construído em conjunto com o Smartflow, o motor de regras é uma camada da plataforma onde é possível personalizar as regras e parâmetros que o workflow deve obedecer.

Benefícios:

Pouca necessidade de codificação, velocidade na implantação de um projeto.

Dossiês de Crédito

Com o propósito de minimizar perdas, endividamentos e fraudes a Flexdoc construiu um modelo versátil de análise pessoa jurídica e pessoa física, se conectando a um imenso volume de base de dados governamentais e globais somos capaz de extrair um amplo número de informações judiciais, financeiras e pessoais, que tornam o processo de tomada de decisão mais assertivo e produtivo.

FlexSign

A ferramenta de assinatura eletrônica da Flexdoc traz a facilidade e agilidade de poder assinar documentos a partir de qualquer dispositivo em qualquer lugar que você esteja, com uma segurança maior que a assinatura tradicional em papel, pois utiliza de criptografia e validação de autenticidade por meio de rastreabilidade de todo o processo.

 

Benefícios:

O FlexSign cumpre com todas as rigorosas normas do ICP e de outros instituições de regulamentação de chaves públicas tornando todo o processo juridicamente válido