Você certamente já foi submetido a um processo de validação digital com Reconhecimento Facial em uma abertura de conta online através do celular, que dependia do envio de uma selfie tirada na hora junto ao seu documento de identidade, ou até mesmo a assinatura de um contrato, processo conhecido também como Onboarding. Ocorre que, existem diversas opções no mercado que prometem entregar estas funcionalidades como ferramenta para prevenir golpes, entretanto é preciso ter cuidado para não cair em golpes.
Estudos realizados no início de 2022 pela Instituição Juniper Research, mostram que os prejuízos anuais podem chegar a cerca de US $48 bilhões gerados por fraudes em transações e pagamentos online.
Dos golpes que acontecem ao redor do mundo, sabe-se que 70% estão relacionados com fraudes de identidade. No ano de 2021 foram cerca de 3,5 milhões de ocorrências de transações suspeitas.
A pesquisa “Maturidade da Indústria – LGPD e Incidentes Cibernéticos” realizada pela Fiesp e Ciesp revela que 95 das 261 indústrias entrevistadas, de todos os portes, já sofreram algum tipo de ataque cibernético, e em 36,2% destes casos, o ataque obteve êxito, sendo em 68,4% houve tentativa de extorsão e 74% dos casos resultou na inoperação empresarial.
É evidente que os métodos de validação comuns como login e senha já não são mais suficientes para prover segurança. Ao mesmo tempo, usuários buscam formas mais simples e cada vez mais rápidas em troca do seu cadastro / aceite.
A validação biométrica se apresentou então como solução adequada a esta necessidade. Não demorou muito para sistemas de baixa qualidade serem burlados por golpistas que se utilizam de fotos, vídeos e até mesmo aplicativos para deep fakes para simular a face da vítima e conseguir acessar sua conta bancária, por exemplo.
Não há como parar de expandir ou frear as operações empresariais, ou ainda sufocar oportunidades de crescimento por medo de fraudes e golpes, o processo de digitalização é fundamental e necessário para que a empresa sobreviva no mercado, e para isso é necessário inovar.
Em contrapartida, não há como inovar se a empresa não estiver disposta a se ajustar às necessidades do mercado. A informação é a primordial munição que assegurará a atualização de forma segura.
Além da informação, é importante contar com empresas que sejam referência no mercado e que possuam expertise para assegurar a prevenção de fraudes com 100% de eficácia.
A Flexdoc é certificada e possui muita experiência no mercado em automação de processos e validação de usuários e tem a capacidade de apontar qual a melhor solução dentro de um portfólio modular de produtos e serviços, para construir uma fortaleza de segurança para os seus negócios, colaborando ainda com a redução de custos.
Entre as muitas soluções oferecidas, a Flexdoc tem a Onboarding Digital que é aplicável a qualquer processo de captura de novas transações ou usuários. Utiliza-se de novas tecnologias como Facematch, Liveness e validação cruzada de dados garantindo maior conversão de usuários e transações com toda a segurança esperada. Aplicações do Digital Onboarding abrangem, por exemplo: Abertura de conta PF e PJ; Esteira de crédito PF e PJ; Crédito consignado, imobiliário, microcrédito, cartão de crédito, entre outros.
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