Compensação de Cheque

Apesar da tendência de digitalização do sistema bancário, e do aumento de serviços mobile pelos bancos e fintechs, grandes quantidades de cheques ainda são emitidos diariamente, movimentando imensas quantias de dinheiro por todo o país. Por ainda ser um método de pagamento analógico, demanda um processo de análise e validação de dados maior que as transações digitais. Além disso, em muitas partes do país, o cheque ainda é utilizado como instrumento de crédito dentro da realidade da economia informal – o que lhe dá uma sobrevida adicional. E a partir dessa demanda do mercado, a Flexdoc construiu uma plataforma inteligente para compensação automática e custódia de cheques.

Nosso desafio

Nosso desafio foi criar uma resposta às dificuldades geradas durante a jornada da compensação de um cheque que, por ser um método antigo e analógico, e por isso mesmo sujeito a fraudes, torna necessário uma série de análises e verificações minuciosas para verificar os dados inseridos para certificar que aquele cheque não é uma cartada fraudulenta.

Por outro lado, existem diversos bancos digitais e fintechs que já nasceram num mundo onde a curva de utilização dos cheques é cada vez menor, mas a necessidade de prover um serviço completo para seus clientes exige que essas instituições possam receber, processar e fazer a compensação dos cheques – conforme as normas da Febraban e Bacen.

Nossa solução

A plataforma de compensação e custódia de cheques está preparada para tratar a operação tanto no modelo de frontoffice, quando backoffice e ainda a alternativa mobile – já em uso por alguns clientes, contando com módulos específicos focados em tornar o processo mais rápido e as informações mais intuitivas, no sentido de possibilitar um fácil manuseio futuramente, para isso todos os dados são passados por etapas de extração, checagem, análise e comprovação, para que por fim os dados possam se tornar informações úteis e de fácil acesso para os sistemas do banco.

Toda a compensação de cheques é realizada utilizando integralmente os módulos do sistema FlexImage, desde o processo de captura nas agências, complementação, reconhecimento automático dos dados, até a assinatura eletrônica e envio para o executante (Banco do Brasil).
Com intuito de entregar uma solução completa esse fluxo também conta com módulos adicionais de conferência de assinatura que permite através de um histórico comparar aspectos específicos da assinatura de cada pessoa para que não haja fraudes ou golpes.

Além disso, cumprimos com todas as normas impostas pela Febraban e Banco Central, bem como as regras internas de cada instituição financeira de tal forma que que o processo além de eficiente, seja também seguro e atenda todos os níveis de governança.

Hoje nosso fluxo automático para compensação de cheques cumpriu com as demandas de diversos bancos entre eles os 2 maiores bancos do Brasil e diariamente processa mais de 25.000 cheques por dia.

Resultados

Sendo destaque quando se trata de automação inteligente de fluxo de trabalho, a Flexdoc é referência para o mercado de automação de processos, em especial quando se trata de compensação de cheques.

Com o sistema da Flexdoc leva-se em média 73% menos tempo para se processar um cheque.

O conhecimento adquirido nos projetos críticos de migração executados – muitos deles implementados em menos de 8 semanas – capacita a Flexdoc como um dos fornecedores mais aptos a realizar uma transição rápida e segura em qualquer banco brasileiro com o menor impacto possível.