Reconhecimento Facial

Sabemos que apesar da sua evidência ter aumentado nos últimos anos, o Reconhecimento Facial ainda é um assunto que gera muitas dúvidas, já que, por conta das suas diversas vantagens, há uma complexidade maior em entendê-lo de fato. Até porque, não se trata apenas de “mostrar seu rosto em uma câmera”.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo especial, contendo tudo o que você precisa saber sobre Reconhecimento Facial, indo desde as informações mais básicas, até os detalhes mais complexos, sempre mostrando como essa tecnologia que ainda tem tudo para inovar, pode auxiliar na sua empresa, independente do setor em que ela está enquadrada. Confira!

Atualmente, o Reconhecimento Facial está adentrando nossas vidas de maneira inevitável. Com isso, hoje é possível tirar uma foto apenas abrindo um sorriso, jogar videogame utilizando movimentos do seu rosto em vez de um mouse ou joystick, ao invés de digitar uma senha para desbloquear o seu celular, utilize a câmera.

Esses e muitos outros fatores só mostram o quanto o reconhecimento facial em produtos eletrônicos já está entre nós, avançando cada vez mais à medida que o tempo passa.

E bom, para que a explicação sobre essa tecnologia seja completa, é necessário dividir por etapas. Agora, portanto, saiba como funciona o Reconhecimento Facial!

Como funciona o Reconhecimento Facial?

O Reconhecimento Facial, de maneira geral, funciona com um sistema que se utiliza de algoritmos e softwares, com objetivo de mapear padrões nos rostos dos indivíduos, não importando quem seja. Isso só é possível porque, apesar da existência de diversas variações entre os rostos humanos, existe uma composição básica, a qual não se altera. Essa sim, é lida pelos aplicativos como uma espécie de pontos em comum, que podem variar por alguns fatores, como a complexidade do sistema, por exemplo.

Fato é que os sistemas de Reconhecimento Facial, independentemente de seus desenvolvedores, possuem o mesmo objetivo: detectar um rosto em formas que podem ser geométricas e algorítmicas. E, assim, “montá-lo” como em um quebra-cabeça.

Em um banco de dados, esses pontos são gravados e armazenados no formato de algoritmos, sendo eles reconhecidos através de cálculos. Apesar de todo este processo parecer simples, um bom tempo foi necessário para que o Reconhecimento Facial fosse feito como é hoje.

Reconhecimento Facial em rostos que se alteram

E, na esteira dessa evolução que o Reconhecimento Facial passou e ainda vai passar, a tecnologia aprendeu, como um humano, a reconhecer rostos que podem se alterar por conta do envelhecimento ou deformidades leves, por exemplo. Isso aconteceu, principalmente, na última década. Até porque, assim como todo e qualquer recurso, o Reconhecimento Facial também começou com falhas e limitações.

E, falando nelas, a principal se tratava, justamente, de alterações bruscas que poderiam afetar a detecção do rosto, como movimentos. Alterações simples como na incidência de luz do local, no uso de acessórios e até mesmo caretas poderiam atrapalhar o reconhecimento.

Benefícios do Reconhecimento Facial

E, agora, é chegada a hora de saber os benefícios que o Reconhecimento Facial pode levar a quem o utiliza, principalmente quando falamos das empresas. Veja!

Diminuição de Fraudes

Com a obtenção de um banco de dados, qualquer empresa corre o risco de sofrer roubos de informações ou, até mesmo, invasões ao sistema interno. Geralmente, os crimes são aplicados em instituições financeiras, que são os alvos mais frequentes, sendo o ataque realizado através da fraude de identidade. Porém, com uma tecnologia de Reconhecimento Facial, a validação de qualquer tipo de documento é garantida, prevenindo sua empresa dos mais diversos prejuízos.

Eficiência

Com o Reconhecimento Facial sendo feito com tecnologias 3D e câmeras infravermelhas, a qualidade da precisão será altíssima. Sendo assim, uma tecnologia como essa faz com que sua empresa esteja segura contra todo e qualquer invasor que, com suas más intenções, poderia roubar todos os dados institucionais, por exemplo.

Facilidade de Integração

Se uma empresa possui tecnologias como um ERP (Enterprise Resource Planning), o Reconhecimento Facial pode facilmente se atrelar com perfeição a essa e outras soluções, semelhantes ou não. Com isso, uma camada extra de proteção é criada, simplificando também as operações. Tudo isso, sem contar a diminuição de custos, visto que não são exigidos programas e manutenções diferentes.

Amplo Controle por parte da empresa

Com o Reconhecimento Facial, sua empresa não possui a necessidade de contratação de uma equipe especializada no assunto, que faria a segurança; ou até mesmo câmeras, dada a automatização gerada. Com a utilização do Reconhecimento Facial, se faz necessária uma autorização do acesso por qualquer colaborador, não permitindo que os não autorizados possuam acesso a equipamentos, computadores e arquivos. Isso sem contar a proteção aos locais como salas de reuniões, centros de treinamentos, cofres, e laboratórios, por exemplo.

Soluções Flexdoc para Reconhecimento Facial

E, dados todos esses benefícios e vantagens que o Reconhecimento Facial pode levar à sua empresa, é chegado o momento de fazer a escolha correta no momento de adquirir, para que a qualidade desta tecnologia seja completa, não gerando decepções a você e seus colaboradores. Por isso, conheça as soluções da Flexdoc para o Reconhecimento Facial!

Face Match

Utilizando a tecnologia de Inteligência Artificial, nossa solução de Facematch faz automaticamente a comparação entre duas imagens – geralmente uma foto de um documento e uma selfie tirada no momento do Onboarding. Isso garante o registro e validação comparativa entre a pessoa que está realizando a transação e a foto no documento.

A aplicação de Face Match pode ser usada como um complemento de segurança, quer seja no processo de onboarding, quer seja num processo de autenticação/ login. Ela faz uma comparação entre o documento de identificação ou selfie tirada pelo usuário no cadastro , e uma foto armazenada na base de dados do governo federal, para garantir que os documentos enviados são realmente da pessoa, podendo esse processo ser automatizado ou manual.

Prova de Vida

A prova de vida é um módulo específico que utiliza de capturas de imagens e dados para serem analisados para comprovar a vivacidade do usuário, esses dados capturados são processados em várias etapas para validar a genuinidade das informações para então trazer uma resposta assertiva sobre o status do usuário.

Diferenciais da Flexdoc

O que torna a Flexdoc diferente das demais plataformas é a compreensão e a aplicação no processo de negócio dos segmentos de mercado em que atua.

Ao invés de oferecer uma ferramenta de automação ou produtividade para que as pessoas possam realizar o trabalho de maneira mais produtiva, a Flexdoc oferece um Workflow Inteligente que orquestra o trabalho do começo ao fim, direcionando apenas as exceções para tratamento humano.

Ao compreender as necessidades de negócios e implementarmos os workflows inteligentes, conseguimos implementar projetos em dias ou semanas ao invés de meses, e conseguimos atingir níveis de automação de 80% a 90% do processo.

Conseguimos fazer, também, com que as atividades manuais remanescentes também sejam simplificadas e orquestradas pela plataforma, facilitando o treinamento e garantindo confiabilidade do processo.

E, além disso, a Flexdoc proporciona:

  • Processos Inteligentes;
  • Plataforma End-to-End de Onboarding Digital;
  • Tecnologias Confiáveis;
  • Velocidade nas entregas.

Quer saber mais sobre o que uma empresa cheia de qualidade e experiência pode fazer para inovar e automatizar cada vez mais o seu negócio?

Fale com a Flexdoc!