Como implementar um programa de Verificação KYC

Como implementar um programa de Verificação KYC

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O que você vai conferir:

Quer saber tudo sobre como implementar a Verificação KYC? Neste artigo, preparamos algumas informações que vão te ajudar bastante a sair bem informado sobre o assunto. Neste post será possível saber quais as fontes para conhecer o seu cliente. Confira!

O é KYC?

Antes de falar sobre implementação, é necessário definirmos o que significa a sigla KYC? A sigla quer dizer “Know Your Custumer” (que em português quer dizer “Conheça Seu Cliente”). KYC é uma ferramenta utilizada pelas empresas com o intuito de conhecer o consumidor a fundo, agrupando um conjunto de informações para que seja possível analisar os riscos de suas escolhas.

Essa estratégia é muito recomendada para empresas que correm riscos de fraudes financeiras, financiamento a ações terroristas, corrupção, lavagem de dinheiro e outros perigos relacionados a finanças. Por isso, esses processos aplicam-se principalmente a bancos, fintechs, corretoras, empresas de crédito e de meios de pagamento, entre outros, principalmente relacionados aos setores bancário e financeiro.

A Ferramenta KYC dá proteção tanto para a sua empresa quanto para o seu cliente: com um conhecimento maior sobre o perfil de cada consumidor, a instituição financeira consegue indicar serviços mais direcionados às necessidades particulares de cada um e, portanto, com maior probabilidade de proporcionar sucesso.

E o que seria então uma Verificação KYC?

De maneira resumida, é o ato utilizado quando falamos do processo de Identificação do Cliente. Suas principais ferramentas envolvem a verificação da identidade, bem como as informações de um cliente e, para isso, são utilizados documentos, dados e/ou informações que possam ser confrontadas de maneira que possam garantir confiabilidade na ação que está sendo realizada. Ou seja, forte aliada no controle antifraudes.

Nesse sentido, vale a pena frisar que é sempre muito importante ter e saber utilizar as ferramentas certas para que sua empresa possa ter segurança e também garantir a confiança de seus clientes.

Um exemplo do uso desta ferramenta que é realmente importante para ambos os lados, sejam pessoas físicas ou pessoas jurídicas, é que aqui no Brasil o principal órgão que aproveita ao máximo o KYC é a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), que foi criada em 2003 com o objetivo de divulgar, gerenciar e criar práticas e estratégias para afrontar a corrupção, roubo de identidade, a lavagem de dinheiro e outros crimes muito comuns dentro do cenário financeiro.

Por que a Ferramenta KYC é importante?

A parte que torna o uso da Ferramenta KYC essencial para as empresas é principalmente a capacidade de poder identificar os clientes, entender a natureza das atividades, garantir a legitimidade da fonte de renda, detectar padrões suspeitos ou potencialmente fraudulentos e, principalmente, interromper a fraude antes de que ela aconteça.

Todos estes aspectos são de grande importância para garantir a segurança das empresas e também dos seus clientes. Pois é de grande responsabilidade que as empresas conheçam cada cliente, entendam os riscos e processos de cada um com a estratégia de Onboarding, validando e identificando cada usuário para evitar crimes como o de Falsidade Ideológica.

3 Benefícios da Verificação KYC

Antes de adquirir uma tecnologia como essa na sua empresa, confira 3 benefícios que a verificação KYC pode oferecer:

  • Otimização de processos: Com plataforma de BackOffice Digital Flexdoc até 80% as atividades manuais são reduzidas em função do nível de automação que proporciona, a Validação de Documentos é automatizada e otimizada, de acordo com a necessidade de sua empresa;
  • Garantia de validade dos documentos e operações: Garantimos a validade dos documentos e toda e qualquer operação atrelada a ele, conferindo um serviço completo e eficiente no que se propõe;
  • Redução de custos: Também confere uma redução nos custos operacionais sem que a Validação de Documentos seja prejudicada. Assim, sua empresa pode aproveitar para investir em outras áreas.

Então, como implementar o KYC?

É importante estar atento a alguns pontos cruciais. Vamos verificar alguns mais importantes.

O primeiro passo e também um dos mais importantes é a Automação, pois é uma ferramenta que agiliza todo o processo de identificação dos clientes.

Com o avanço do Universo Digital, torna-se imprescindível que a coleta e a análise de dados aconteçam automaticamente. Até porque, com a ajuda da tecnologia, esse processo torna-se mais rápido, simples, preciso, menos custoso e menos suscetível ao erro humano.

Um outro ponto muito importante é que a empresa saiba realizar uma análise profunda dos possíveis riscos. Aqui veremos algumas estratégias que podem auxiliar no gerenciamento das empresas para garantir com precisão um maior controle sobre os riscos de cada usuário e eliminar possíveis situações indesejadas. Aqui vão alguns elementos básicos para garantir esta segurança são, por exemplo:

  • Política de privacidade do cliente;
  • Gerenciamento de riscos;
  • Identificação dos clientes;
  • Monitoramento das transações.

Aqui na Flexdoc, empresa que possui mais de 12 anos de experiência no mercado de soluções tecnológicas como o Backoffice e Onboarding Digital, você encontra a melhor opção quando falamos de Verificação KYC para sua empresa!

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