Verificação KYC

Está procurando informações sobre a Verificação KYC? Neste texto, falaremos sobre o assunto, destrinchando todos os detalhes sobre ele. E, para ir além disso, ainda mostraremos qual a melhor opção para obter essa e outras tecnologias para sua empresa! Leia atentamente até o final para não perder nada!

Conhecendo o cliente, uma empresa atrai diversos benefícios para si, visto que essa é uma das principais tarefas da equipe comercial de uma organização, que para encontrar novos clientes, necessita ter a ciência completa do perfil a ser buscado. No entanto, um fator tão importante como esse não se resume apenas a uma “simples” estratégia de vendas.

Muito além disso, uma série de outros fatores podem fazer a diferença para que haja um conhecimento completo e, consequentemente, um aumento nas venda de sua empresa: a Verificação KYC (Know Your Customer) é a sigla que representa um dos principais pontos, também na legislação brasileira, orientando sobre o conhecimento do cliente.

Não só oportunidades estão ligadas ao processo de KYC, mas este processo é também um meio de estar aderente às regulações existentes nos diferentes segmentos (financeiro, telecom, etc.) para garantir que um usuário não está usando dados e documentos falsos para criar uma conta num banco, ou ter acesso a um telefone celular, por exemplo, evitando, desta forma, potenciais crimes.

Apesar do tema não ser simples, é errado pensar que apenas as grandes empresas podem possuir isso a seu favor, até porque, organizações de qualquer porte podem correr os riscos inerentes às fraudes e golpes. Assim, chega o momento em que entra a Verificação KYC.

Mas o que é, de fato, a Verificação KYC?

O que é a Verificação KYC?

Agora explicando de maneira mais específica, a Verificação KYC é a nominação utilizada quando falamos do processo de identificação do cliente. Suas funções principais envolvem a examinação e verificação da identidade, bem como os detalhes de um cliente e, para isso, são utilizados documentos, dados e/ ou informações que possam ser cruzadas e confrontadas de tal forma que possam garantir confiabilidade no processo que está sendo realizado.

A Verificação KYC pode ser considerada, de maneira mais simples, o conjunto de estratégias de compliance que se relaciona com a prevenção de crimes como:

  • Fraudes de identidade;
  • Lavagem de dinheiro;
  • Financiamento ao terrorismo.

 

No Brasil, através da Lei 9.613/98, uma empresa deve sempre exigir uma série de documentos, informações e dados do cliente, no momento de seu cadastro, com o objetivo de armazená-los e assim, de fato, “conhecer o usuário”.

Essa lei existe, principalmente, pelo fato de que a fase de cadastro é uma das mais importantes, merecendo assim muita atenção por parte da empresa, uma vez que, atualmente, a possibilidade do uso de ferramentas que limitem as ações de golpistas, fraudadores e criminosos, é muito maior, se comparada aos últimos anos.

Para cada nova informação validada, a confiabilidade do processo aumenta. Por exemplo, se sua empresa utilizar capacidades como a realização de Biometria Facial e a Documentoscopia, haverá a possibilidade de maior qualidade da validação de identidade, isto é, a confirmação de que o usuário/ cliente é mesmo quem diz ser. Isso, possibilitado pela comparação da documentação enviada, com a base de dados oficial do governo federal e/ou de bases publicas de fraudadores. Assim, as buscas podem fazer com que, entre outros fatores, sejam trazidas informações como atividades profissionais, econômicas, pessoais e muitas outras.

Como sua empresa pode estar em concordância com as normas de Verificação KYC?

Porém, até por conta da importância de se fazer a Verificação KYC em uma empresa, surge a dúvida: como sua empresa pode estar em concordância com as normas? Até porque, como dito anteriormente, caso isso não seja feito, a organização não estará de acordo com a lei vigente mundialmente nos tempos atuais.

Para que a Verificação KYC funcione com qualidade em uma empresa, o primeiro fator a ser observado é a verificação de autenticidade, voltada para a identidade do usuário. Isto é: há a necessidade por parte da empresa de estar completamente ciente de que seu possível cliente não está cometendo nenhuma fraude e, consequentemente, é uma pessoa real ou não está se passando por nenhum outro indivíduo.

Atualmente, este recurso pode ser utilizado da forma mais automatizada possível, através das tecnologias de Onboarding e Backoffice Digital, se nelas forem utilizadas ferramentas eficientes de identificação. E, quando falamos em eficiência, não podemos nos resumir a apenas os fatores da Pessoa Física, mas também, precisamos monitorar o que é relacionado à Pessoa Jurídica.

No entanto, indo além da coleta completa de dados que é feita no momento do acesso do cliente, é essencial que sua empresa possua uma boa frequência de atualizações e inovações, para que os riscos sejam diminuídos consideravelmente. Assim, a segurança da organização também é garantida por um tempo, além claro, da conformidade.

Benefícios da Verificação KYC para sua empresa

Bom, ainda que você tenha lido tudo sobre o que é a Verificação KYC, para ter certeza da decisão de adquirir uma tecnologia como essa na sua empresa, é necessário antes saber os benefícios que ela pode levar.

E, para mostrá-los, vamos utilizar os serviços da Flexdoc, empresa que possui mais de 12 anos de experiência no mercado de soluções tecnológicas como o Backoffice e Onboarding Digitais e, com isso, somado aos muitos outros fatores que a envolvem, é possível dizer que é a melhor opção, quando falamos de Verificação KYC para sua empresa. Confira!

Ao utilizar a plataforma de BackOffice Digital Flexdoc, você consegue reduzir as atividades manuais em mais de 80% em função do nível de automação proporcionado, ao mesmo tempo que padroniza todo seu backoffice com a mesma plataforma para todos os seus produtos.

A plataforma também proporciona:

  • Otimização de processos: com o BackOffice Digital Flexdoc, a Validação de Documentos é automatizada e otimizada, de acordo com a necessidade de sua empresa;
  • Garantia de validade dos documentos e operações: para que nosso serviço seja completo e eficiente no que propões, é claro que garantimos a validade dos documentos, bem como as operações atreladas a ele;
  • Redução de custos: e, para completar, ainda é gerada uma redução nos custos operacionais, o que permite à sua empresa investimentos em outras áreas, sem que a Validação de Documentos seja prejudicada.

Orquestrador FlexFlow

FlexFlow é uma plataforma de Workflow inteligente que faz a orquestração do processo de backoffice, levando em consideração o contexto (usuário, produto, regras e variáveis) que podem levar a diferentes caminhos no fluxo de validação e aprovação de um produto.

O ambiente de Workflow Inteligente permite organizar, gerenciar e executar as etapas do BackOffice em um fluxo automatizado seguindo rigidamente as regras de negócio de cada produto, durante todo o fluxo as tarefas são contínuas executadas por nossos bots inteligentes e sempre que necessários possuem etapas manuais complementares.

Este mesmo ambiente está preparado para tratar múltiplos produtos do banco ao mesmo tempo, provendo uma solução de “Esteira Unificada de Backoffice”. Essa possibilidade amplia ainda mais os ganhos potenciais de eficiência, escalabilidade e custo.

Junta-se a essa capacidade a existência de um motor de regras parametrizável, capaz de gerenciar centenas de regras personalizadas para cada produto, sem a necessidade de desenvolvimentos adicionais.

Deep Learning

Motores especializados com uso intensivo de redes neurais que identificam e classificam de forma automática o tipo de documento presente na imagem recebida.

Deep Learning é nossa ferramenta que faz a identificação e a tipificação automática dos documentos processados. Baseado em visão computacional e inteligência artificial, ela interpreta o documento, tipifica automaticamente e/ou direciona a um operador para confirmação ou definição. A plataforma aprende à medida em que o trabalho evolui.

Flex Extractor

Flex Extractor é nossa plataforma de extração automática de dados, baseada em visão computacional e inteligência artificial. Uma vez que o documento é tipificado, a plataforma identifica qual a qualidade, quais os pré-tratamentos são mais adequados e qual engine de OCR são mais adequados para a melhor performance e qualidade.

Análise de Fraudes

O processo de análise de fraudes utiliza uma combinação de tecnologias e algoritmos que realizam automaticamente o processamento e validação de dados e documentos para avaliar o risco de um determinado documento ou transação estar sendo fraudado.

Background Check

O Background Check possibilita com base nos dados cadastrados pelo usuário fazer uma série de consultas de pessoa física e jurídica em diversas centrais de informação como por exemplo da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, Receita Federal, etc.

Além disso, capacidades de documentoscopia e Validação de Documentos tornam o processo de avaliação extremamente robusto.

Biometria Facial (ou Face Match)

A aplicação de Face Match pode ser usada como um complemento de segurança, quer seja no processo de onboarding, quer seja num processo de autenticação/ login. Ela faz uma comparação entre o documento de identificação ou selfie tirada pelo usuário no cadastro , e uma foto armazenada na base de dados do governo federal, para garantir que os documentos enviados são realmente da pessoa, podendo esse processo ser automatizado ou manual.

Prova de Vida

A prova de vida é um módulo específico que utiliza de capturas de imagens e dados para serem analisados para comprovar a vivacidade do usuário, esses dados capturados são processados em várias etapas para validar a genuinidade das informações para então trazer uma resposta assertiva sobre o status do usuário.

FlexSign (Assinatura Digital)

A ferramenta de assinatura eletrônica da Flexdoc traz a facilidade e agilidade de poder assinar documentos a partir de qualquer dispositivo em qualquer lugar que você esteja, com uma segurança maior que a assinatura tradicional em papel, pois utiliza criptografia e validação de autenticidade por meio de rastreabilidade de todo o processo.

Verificação de documentos e OCR

Nossa ferramenta avançada de OCR está preparada para identificar, capturar e tratar dados de centenas de tipos diferentes de documentos utilizados em bancos, varejo, telecom, etc. fazendo também uma série de verificações da autenticidade.

Diferenciais da Flexdoc

O que torna a Flexdoc diferente das demais plataformas, seja na Validação de Documentos ou qualquer outro processo disponibilizado por nós, é a compreensão e a aplicação no processo de negócio dos segmentos de mercado em que atua.

Ao invés de oferecer uma ferramenta de automação ou produtividade para que as pessoas possam realizar o trabalho de maneira mais produtiva, a Flexdoc oferece um Workflow Inteligente que orquestra o trabalho do começo ao fim, direcionando apenas as exceções para tratamento humano.

Ao compreender as necessidades de negócios e implementarmos os workflows inteligentes, conseguimos implementar projetos em dias ou semanas ao invés de meses, e conseguimos atingir níveis de automação de 80% a 90% do processo.

Conseguimos fazer, também, com que as atividades manuais remanescentes também sejam simplificadas e orquestradas pela plataforma, facilitando o treinamento e garantindo confiabilidade do processo.

E, além disso, a Flexdoc proporciona:

  • Processos Inteligentes;
  • Plataforma End-to-End de Onboarding Digital;
  • Tecnologias Confiáveis;
  • Velocidade nas entregas.

 

E aí? Vai perder a oportunidade de ter todas as vantagens Flexdoc atuando na Verificação KYC da sua empresa?

Entre em contato conosco!