Extração de Dados via OCR

Quer saber tudo sobre a Extração de Dados via OCR? Acompanhe este artigo para, além de saber o máximo possível de informações sobre o assunto, poder ter a certeza de qual é a melhor opção para aplicar esta tecnologia na sua empresa. Confira!

Bom, para começar, imagine a seguinte situação: sua empresa precisa digitalizar um documento, visando facilitar a digitação ou, até mesmo, simplificar o “manuseio” dos dados de um contrato, já impresso em papel, com objetivo de usá-lo como base para um novo documento, cadastro, etc. Caso isso aconteça, é provável que sua empresa gaste um tempo considerável com a análise de nomes ou informações nos documentos impressos, que serão inseridos em um sistema interno.

Em um caso como esse, assim como muitos outros que se relacionam com o assunto, a tecnologia OCR pode ser essencial. Tendo ela atuando a favor de sua empresa, os documentos serão facilmente ocerizados, convertendo todas as informações necessárias para o formato digital, com rapidez. E, para isso, é possível utilizar apenas o celular ou uma espécie de scanner, que rastreará os caracteres, extraindo somente os dados desejados por quem estiver no controle no momento.

E, claro, a Extração de Dados via OCR ainda possui diversas outras “nuances”, benefícios e vantagens que podem ser citados aqui. Porém, iremos por partes: saiba agora do que se trata a tecnologia OCR!

O que é OCR?

A sigla OCR se refere a “Optical Character Recognition” ou, em português, Reconhecimento Óptico de Caracteres. De maneira geral, o OCR é quem permite a conversão de documentos dos mais variados tipos, como arquivos digitalizados em PDF ou TIFF, por exemplo, ou imagens JPG que foram captadas por uma câmera digital, papéis escaneados digitalmente, entre muitos outros. Quando convertidos, eles se tornarão dados em que o usuário terá a possibilidade de pesquisar e editar através de um PC (Personal Computer) ou dispositivos similares.

De forma resumida, a imagem é obtida em um conteúdo legível e editável de letras, palavras ou frases, como se fosse o próprio documento original. Atualmente, ainda não se tem uma literatura vasta para explicar com exatidão o que está por trás do reconhecimento óptico e, por isso, a tecnologia se baseia em três mecanismos básicos, relacionados à área, para ser desenvolvida: integridade, finalidade e adaptabilidade. E, assim, é formada a composição da base do sistema de Extração de Dados via OCR, permitindo que ele seja capaz de replicar informações de forma precisa.

E, para que o sistema de Extração de Dados via OCR opere com qualidade, é necessária a utilização de um método de entrada para o computador: ele pode ser um scanner, celular, máquina fotográfica digital ou qualquer outro dispositivo feito em hardware que capture o texto que sua empresa deseja buscar, alterar ou editar. Comumente, a imagem digitalizada é medida de acordo com suas áreas claras e escuras, um processo semelhante a um processo binário: as áreas em preto serão consideradas figura (ou caractere), enquanto as áreas brancas são como o fundo.

Com o avanço constante da tecnologia, softwares mais atualizados surgiram, permitindo a utilização, também, de imagens coloridas, já que com elas, não é necessária a preocupação com o contraste. Também existem técnicas de aprimoramento da imagem que a preparam antes de realizar o OCR.

Benefícios da Extração de Dados via OCR na sua empresa

Quando falamos da Extração de Dados via OCR, é sempre essencial citar a importância que a estruturação de dados possui, sendo, inclusive, uma das maiores inovações existentes, desde que surgiu. Dizemos isso porque a tecnologia OCR tem esse conceito inerente à sua composição, tornando-a um sistema inteligente e com uma proposta clara.

E, claro, com o avanço da tecnologia, este fator evoluiu, se ampliando com o auxílio da inteligência artificial, que fez com que a presença nas empresas aumentasse cada vez mais. E uma das coisas que mais representa essa evolução é a capacidade de criar sistemas capazes de aprender regras sozinhos e aperfeiçoar essa prática com o tempo, como um humano.

Ou seja, com ela é possível padronizar ações, definir melhor os procedimentos necessários e também a qualidade das informações transmitidas.

Extração de Dados via OCR relacionado ao Onboarding Digital

Para que se tenha um entendimento melhor sobre como a Extração de Dados via OCR pode ser aplicada nas empresas, veja só o exemplo relacionado ao Onboarding Digital:

Imagine que um cliente, para conseguir abrir cadastro na sua empresa, precise comprovar sua identidade. Já que estamos falando aqui de uma relação remota, isto é, realizada no ambiente digital e sem a possibilidade da entrega presencial da documentação por parte do cliente, sua empresa solicita o envio de uma foto do documento de identidade do mesmo.

Desta forma, o setor responsável pelo cadastro de clientes possui a incumbência de aceitar esses dados como confiáveis, visto que isso foi feito através da digitalização de um documento oficial, fator que praticamente anula a possibilidade de erros. Assim, há mais segurança em transmitir essas informações para o banco de dados.

Porém, é claro, após isso pode surgir a dúvida por parte de sua empresa: como proceder com essas informações, após o cadastro?

Bom, a resposta é simples: há a possibilidade de categorizá-las e, depois, utilizá-las no processo de onboarding digital. Durante este processo do cliente ou funcionário, é realizada a conferência e validação de todas as informações que foram enviadas no cadastro e, também, nos documentos pessoais.

Serviços da Flexdoc para Extração de Dados via OCR

E, como prometido no início do texto, após todas essas informações sobre a Extração de Dados via OCR, saiba agora qual é a melhor opção para disponibilizar esta tecnologia com qualidade na sua empresa: se trata da Flexdoc!

Para começar a falar desta marca que possui anos de experiência no mercado, veja quais são os serviços da Flexdoc para Extração de Dados via OCR:

Verificação de documentos e OCR

Nossa ferramenta avançada de OCR está preparada para identificar, capturar e tratar dados de centenas de tipos diferentes de documentos utilizados em bancos, varejo, telecom, etc. fazendo também uma série de verificações da autenticidade.

Flex Extractor

Flex Extractor é nossa plataforma de extração automática de dados, baseada em visão computacional e inteligência artificial. Uma vez que o documento é tipificado, a plataforma identifica qual a qualidade, quais os pré-tratamentos são mais adequados e qual engine de OCR são mais adequados para a melhor performance e qualidade.

Diferenciais da Flexdoc

Bom, mesmo com todos estes serviços e benefícios relacionados à Extração de Dados via OCR, podem surgir dúvidas como: “Quais os reais diferenciais da Flexdoc em relação às outras empresas?”. Aqui está a resposta:

O que torna a Flexdoc diferente das demais plataformas é a compreensão e a aplicação no processo de negócio dos segmentos de mercado em que atua.

Ao invés de oferecer uma ferramenta de automação ou produtividade para que as pessoas possam realizar o trabalho de maneira mais produtiva, a Flexdoc oferece um Workflow Inteligente que orquestra o trabalho do começo ao fim, direcionando apenas as exceções para tratamento humano.

Ao compreender as necessidades de negócios e implementarmos os workflows inteligentes, conseguimos implementar projetos em dias ou semanas ao invés de meses, e conseguimos atingir níveis de automação de 80% a 90% do processo.

Conseguimos fazer, também, com que as atividades manuais remanescentes também sejam simplificadas e orquestradas pela plataforma, facilitando o treinamento e garantindo confiabilidade do processo.

E, além disso, a Flexdoc proporciona:

  • Processos Inteligentes;
  • Plataforma End-to-End de Onboarding Digital;
  • Tecnologias Confiáveis;
  • Velocidade nas entregas.

Escolha a Flexdoc!

Assim, fica claro que a melhor escolha deve ser por uma empresa que conta com esses diferenciais, além do tempo de experiência no mercado, que faz com que a Flexdoc seja a melhor opção não só na Extração de Dados via OCR, mas também em Onboarding Digital e Backoffice Digital, entre muitos outros fatores.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre o que uma empresa com mais de 12 anos de experiência pode fazer pelo seu negócio!