OCR como ferramenta de segurança

OCR como ferramenta de segurança

Compartilhe:

O que você vai conferir:

Já é notório que a tecnologia OCR é uma potente ferramenta que usa inteligência artificial para transformar documentos (sejam eles quais forem) em dados, através da extração de informações das imagens dos documentos, tudo isso de forma muito rápida e com alto percentual de acurácia, facilitando o gerenciamento destes documentos, além disso, podem ser buscados e editados através de um dispositivo mobile ou desktop, por exemplo.

Tem impacto positivo direto no gerenciamento de conteúdo nas organizações. Isso tem sido um forte braço para as Organizações que antes empenhavam tempo e mão de obra para organizar, reescrever ou transpor para uma planilha, segmentar e armazenar documentos, muitas vezes em enormes volumes.

Isso mudou graças ao OCR sigla em inglês para Optical Character Recognition que se traduz em Reconhecimento Óptico de Caracteres, permitiu às empresas alcançarem um novo patamar por conta do ganho em performance, foi possível portanto prestar serviços de forma mais ágil com menos gargalos, reduzindo custos e assim, expandir seus negócios, concentrando as energias para focar na conquista de novos clientes.

Para entender como o sistema é seguro, é necessário entender como ele funciona

Primeiro é necessário efetuar o input do documento no computador, através de máquina fotográfica digital, scanner, celular ou outro dispositivo eletrônico de armazenagem. Após a captura da imagem do documento é possível editar o documento por conta do sistema de Extração de Dados via Sistema OCR, que identifica a imagem e a consegue interpretar através de um processo binário que divide a imagem da seguinte forma: As áreas mais escuras da imagem são interpretadas como figuras, ou seja, caracteres. Já as áreas mais claras são entendidas como fundo. O próprio sistema se encarrega de aperfeiçoar a qualidade da imagem a fim de fornecer mais segurança, fidelidade e autenticidade na captura.

O sistema OCR é importante porque auxilia a empresa no seu processo de digitalização, uma vez que o negócio que dispõe desta tecnologia não terá seu negócio inviabilizado por conta da distância física com o cliente. É totalmente possível, rápido e seguro fazer o processo de cadastro e validação de forma online, 100% digital.

OCR contribuindo para aperfeiçoar a estratégia do negócio com toda a segurança necessária.

Uma vez capturados e escaneados para o sistema, as informações geradas podem ser utilizadas de maneira estratégica para o planejamento, contribuindo para uma visão mais ampla e estratégica do negócio, os dados digitalizados podem ser utilizados no processo de Big Data. que permite às organizações identificarem e se anteciparem a possíveis problemas e atuar de maneira estratégica sobre ele, além de dar a oportunidade de conhecer melhor seus clientes, seu público-alvo e portanto identificar tendências, otimizando o posicionamento da companhia.

Desta forma é facilitada as rotinas de verificação de fraudes e elas serão mais precisas.

OCR não é uma novidade no mercado, entretanto suas constantes atualizações e avanços permitiram a popularização da ferramenta. O sistema é seguro pois, quanto mais rápido se dá o processo de cadastro e digitalização a fim destes dados serem inseridos no sistema, menos erros e falhas ocorrem no processo.

Com o OCR os dados contidos no documento após escaneados será rapidamente comparado pelo sistema com os dados fornecidos pelo cliente, sendo possível comprovar a veracidade e integridade dos registros e, portanto, aprovar o cadastro.

As políticas de compliance são baseadas através de constantes auditorias das rotinas da organização, permitindo que seja identificado erros e fraudes nas operações. Estes problemas, ao serem identificados, devem ser interceptados rapidamente para evitar prejuízos financeiros e muitas vezes irreversíveis.

Os documentos e dados que uma empresa possui são a sua história, o bem mais valioso, o seu maior patrimônio, têm grande valor financeiro ou intelectual.

Se a empresa não possui (ou possui em baixo nível) a digitalização de todos os seus dados, dificilmente conseguirá se precaver destes ataques, pois os auditores terão dificuldades de checar e identificar os problemas em meio a milhares de informações que estarão misturadas ou não registradas, além do sistema de auditoria estar mais sujeito à erros, podendo fazer com que as informações não estejam 100% fiéis.

Isso é eliminado com a ajuda do OCR, a digitalização dos documentos permite a rápida identificação de problemas, e proporciona a rápida atuação pela equipe estratégica que efetuará a tomada de decisão para corrigir o curso da organização, tornando as rotinas mais confiáveis.

Digitalização de documentos é com a Flexdoc!

4.8/5 - (63 avaliações)

POSTS RELACIONADOS