Banrisul adota Onboarding Digital com Validação Biométrica

BANRISUL ADOTA ONBOARDING DIGITAL COM VALIDAÇÃO BIOMÉTRICA

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

O Banrisul, banco de varejo com cerca de 20% de participação de crédito no Rio Grande do Sul e em torno de 50% dos depósitos a prazo feitos no Estado,  implantou uma plataforma de onboarding digital para clientes pessoas físicas. O serviço permite também a conversão digital dos clientes atuais sem que eles necessitem ir a uma agência ou usar atendimento remoto.

A funcionalidade se integra aos processos de negócio que compõem o aplicativo móvel Banrisul Digital, já em uso por milhares de clientes. A consolidação do serviço está apoiada pela plataforma de validação e processamento da empresa de engenharia bancária Flexdoc, parceira do Banco neste projeto.

A arquitetura de workflow foi concebida pelas equipes de tecnologia, análise de risco e segurança digital do Banrisul, que atuou em conjunto com a Flexdoc, viabilizando a integração do projeto.

De acordo com Osvaldo Lobo Pires, diretor de Crédito do Banrisul, a implantação do onboarding digital segue uma lógica de negócio com foco na automação da análise de risco e da exclusão da fraude em processos de tempo real, com validação de múltiplos fatores. “Nossa prioridade é fortalecer a atração e ampliar as capacidades de crosselling e upselingde produtos financeiros, através de uma experiência digital segura para os clientes e para o banco”, afirma Osvaldo Lobo Pires.

Com a integração com a plataforma automatizada da Flexdoc, após a captura via app Banrisul Digital, as informações são extraídas pela empresa parceira a partir de fotos de documentos e selfies do cliente enviadas via smartphone. O método de validação emprega a checagem de padrões gráficos de documentos com bibliotecas históricas. O OCR expandido utilizado na leitura corrige distorções de posicionamento ou qualidade de imagem.

A solução cria algoritmos biométricos aplicados sobre as imagens para comparar fotos instantâneas do usuário com aquelas usadas em CNH, RG, arquivos públicos e até mesmo em perfis de redes sociais associados ao indivíduo.

O app Banrisul Digital passou a explorar também a conferência óptica de assinaturas e a confrontação de dados dos registros com fontes como cartórios, cadastros de pagadores, comércio, polícia etc.

Osvaldo Lobo Pires comenta que o onboarding digital chega num momento em que a experiência digital se torna uma demanda mais urgente devido às imposições da Pandemia. Em 2020, o acesso aos canais digitais já havia crescido 30,8%  na comparação com o ano anterior. No primeiro trimestre desde ano, a elevação foi de 20% em relação a igual período do ano passado, atingindo 77,5% de todas as transações dos clientes com o banco. Ainda no primeiro trimestre, o total de acessos digitais alcançou 97,7 milhões, o que supera a marca de 1 milhão de acessos ao dia. “Nossa experiência de projeto com o Banrisul revelou uma estrutura de varejo bancário sólida e um legado de atendimento compatível com as operações mais rápidas, seguras e de baixo atrito do País”, comenta Eduardo Borém, diretor de negócios da Flexdoc.

Análise de Fraude

O processo de análise de fraude utiliza uma combinação de tecnologias e algoritmos que realizam automaticamente o processamento e validação de dados e documentos para avaliar o risco de um determinado documento ou transação estar sendo fraudado.

 

A partir da extração automática de dados (OCR) e da aplicação de regras automáticas de validação, o sistema identifica e aponta os desvios e riscos de fraude, possibilitando uma ação rápida por parte do gestor.

Validações
Biométricas

A aplicação de Face Match pode ser usada como um complemento de segurança, quer seja no processo de onboarding, quer seja num processo de autenticação / login. Ela faz uma comparação entre o documento de identificação ou selfie tirada pelo usuário no cadastro , e uma foto armazenada na base de dados do governo federal, para garantir que os documentos enviados são realmente da pessoa, podendo esse processo ser automatizado ou manual.

Prova de vida

A prova de vida é um módulo específico que utiliza de capturas de imagens e dados para serem analisados para comprovar a vivacidade do usuário, esses dados capturados são processados em várias etapas para validar a genuinidade das informações para então trazer uma resposta assertiva sobre o status do usuário.

Background Check

O Background Check possibilita com base nos dados cadastrados pelo usuário fazer uma série de consultas de pessoa física e jurídica em diversas centrais de informação como por exemplo da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, Receita Federal, etc.
Além disso, capacidades de documentoscopia e validação de documentos torna o processo de avaliação extremamente robusto.

Análise de Fraudes

O nosso background check conta com um sistema de análise de fraudes
robusto, possuindo uma série de processos automatizados que são confrontados por operadores fazendo assim um double check dos registros para garantir acurácia das informações.

Geração de Dossiês PF e PJ

Dossiês completos para pessoa fisica e juridica consultando a partir dos dados cadastrados pelo usuário, o dossiê é gerado através de uma consulta feitas nos maiores e mais confiáveis órgãos do brasil e internacionais, trazendo informações com, processos judiciais, Antecedentes Judiciais, Dados Profissionais, entre outros.

Assinatura
Digital

Quer que Políticas, riscos, permissões, exceções, sejam analisados e validados de forma automática, com precisão e agilidade, para garantir a conformidade da sua operação? Na plataforma do BaCk Office conectA você encontra a solução perfeita!

Construído em conjunto com o Smartflow, o motor de regras é uma camada da plataforma onde é possível personalizar as regras e parâmetros que o workflow deve obedecer.

Benefícios:

Pouca necessidade de codificação, velocidade na implantação de um projeto.

Dossiês de Crédito

Com o propósito de minimizar perdas, endividamentos e fraudes a Flexdoc construiu um modelo versátil de análise pessoa jurídica e pessoa física, se conectando a um imenso volume de base de dados governamentais e globais somos capaz de extrair um amplo número de informações judiciais, financeiras e pessoais, que tornam o processo de tomada de decisão mais assertivo e produtivo.

FlexSign

A ferramenta de assinatura eletrônica da Flexdoc traz a facilidade e agilidade de poder assinar documentos a partir de qualquer dispositivo em qualquer lugar que você esteja, com uma segurança maior que a assinatura tradicional em papel, pois utiliza de criptografia e validação de autenticidade por meio de rastreabilidade de todo o processo.

 

Benefícios:

O FlexSign cumpre com todas as rigorosas normas do ICP e de outros instituições de regulamentação de chaves públicas tornando todo o processo juridicamente válido