Banrisul adota Onboarding Digital com Validação Biométrica

BANRISUL ADOTA ONBOARDING DIGITAL COM VALIDAÇÃO BIOMÉTRICA

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O Banrisul, banco de varejo com cerca de 20% de participação de crédito no Rio Grande do Sul e em torno de 50% dos depósitos a prazo feitos no Estado,  implantou uma plataforma de onboarding digital para clientes pessoas físicas. O serviço permite também a conversão digital dos clientes atuais sem que eles necessitem ir a uma agência ou usar atendimento remoto.

A funcionalidade se integra aos processos de negócio que compõem o aplicativo móvel Banrisul Digital, já em uso por milhares de clientes. A consolidação do serviço está apoiada pela plataforma de validação e processamento da empresa de engenharia bancária Flexdoc, parceira do Banco neste projeto.

A arquitetura de workflow foi concebida pelas equipes de tecnologia, análise de risco e segurança digital do Banrisul, que atuou em conjunto com a Flexdoc, viabilizando a integração do projeto.

De acordo com Osvaldo Lobo Pires, diretor de Crédito do Banrisul, a implantação do onboarding digital segue uma lógica de negócio com foco na automação da análise de risco e da exclusão da fraude em processos de tempo real, com validação de múltiplos fatores. “Nossa prioridade é fortalecer a atração e ampliar as capacidades de crosselling e upselingde produtos financeiros, através de uma experiência digital segura para os clientes e para o banco”, afirma Osvaldo Lobo Pires.

Com a integração com a plataforma automatizada da Flexdoc, após a captura via app Banrisul Digital, as informações são extraídas pela empresa parceira a partir de fotos de documentos e selfies do cliente enviadas via smartphone. O método de validação emprega a checagem de padrões gráficos de documentos com bibliotecas históricas. O OCR expandido utilizado na leitura corrige distorções de posicionamento ou qualidade de imagem.

A solução cria algoritmos biométricos aplicados sobre as imagens para comparar fotos instantâneas do usuário com aquelas usadas em CNH, RG, arquivos públicos e até mesmo em perfis de redes sociais associados ao indivíduo.

O app Banrisul Digital passou a explorar também a conferência óptica de assinaturas e a confrontação de dados dos registros com fontes como cartórios, cadastros de pagadores, comércio, polícia etc.

Osvaldo Lobo Pires comenta que o onboarding digital chega num momento em que a experiência digital se torna uma demanda mais urgente devido às imposições da Pandemia. Em 2020, o acesso aos canais digitais já havia crescido 30,8%  na comparação com o ano anterior. No primeiro trimestre desde ano, a elevação foi de 20% em relação a igual período do ano passado, atingindo 77,5% de todas as transações dos clientes com o banco. Ainda no primeiro trimestre, o total de acessos digitais alcançou 97,7 milhões, o que supera a marca de 1 milhão de acessos ao dia. “Nossa experiência de projeto com o Banrisul revelou uma estrutura de varejo bancário sólida e um legado de atendimento compatível com as operações mais rápidas, seguras e de baixo atrito do País”, comenta Eduardo Borém, diretor de negócios da Flexdoc.