Validação de Documentos para a redução de fraudes em Fintechs

Validação de Documentos para a redução de fraudes em Fintechs

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Está procurando por uma empresa que cuide da Validação de Documentos? Então encontrou o lugar certo! Neste artigo, falaremos sobre como a Validação de Documentos pode ajudar na redução de fraudes em Fintechs. Confira e não perca nada!

Mas, antes, é necessário saber o que é, de fato, a Validação de Documentos!

O que é Validação de Documentos?

A Validação de Documentos se trata de uma solução tecnológica, que visa auxiliar as empresas, de qualquer porte e que podem ser Fintechs, a realizarem a validação de dados ou informações essenciais, que podem ser relacionadas a:

  • Propostas;
  • Apontar possíveis ocorrências de fraudes em processos comerciais, tanto entre duas Fintechs, quanto de uma Pessoa Física com a Jurídica;
  • Pendências ou correções que devem ser realizadas para finalizar a formalização de uma Fintech.

Tudo isso, com o claro objetivo de, quando chegar o fim do processo, ter-se uma documentação consistente e garantida, sendo ela formatada de acordo com diretrizes comerciais, tanto quando falamos das regras da Fintech, quanto às leis, sempre aplicadas de maneiras diferentes em estados e países.

Mas como a Validação de Documentos é utilizada para a redução de fraudes em Fintechs?

Quando se analisa alguns dados, é fácil notar o fato de que a Validação de Documentos, assim como o armazenamento deles, muitas vezes não é levado a sério pelas Fintechs, ou pelo menos não tanto quanto deveria.

Assim, pode facilmente ocorrer a falta de documentos ou a validação feita de forma errada, o que torna factível a possibilidade de uma série de prejuízos para a organização. Isso acontece por conta das diversas penalidades e multas severas que podem ser aplicadas nessas situações.

A Validação de Documentos digitais se trata de uma conciliação com a Secretaria da Fazenda, onde todos os “papéis”, sejam eles de entrada ou saída, são verificados e, de fato, validados; provando assim, a autenticidade do documento.

É importante saber também que o processamento de informações e a troca de documentos podem possuir uma análise eficiente para sua Fintech; e, para isso, processos computacionais são utilizados para extrair, consultar e validar os dados presentes no documento. Por conta disso, inclusive, existem mecanismos de segurança capazes de garantir autenticidade, confidencialidade e integridade das informações eletrônicas, gerando a confiança que sua Fintech necessita.

E, assim, é feita a Validação de Documentos nas Fintechs, com o objetivo de reduzir as fraudes.

Validação de Documentos é com a Flexdoc!

Mostrando nossa experiência e qualidade na redução de fraudes com Validação de Documentos, possuímos, entre outras soluções, o FlexExtractor!

A ferramenta de Extração e Tipificação de dados da Flexdoc traz muito mais produtividade em seu onboarding, graças ao nosso Deep Learning e OCR automatizamos processos manuais.

Isso resulta em um processo mais fluido e menos cansativo aos seus clientes, que só precisarão entrar com uma foto do documento, e a Flexdoc fará a Extração e Validação, enviando a vocês os dados tratados e um score de autenticidade.

Para saber mais, fale conosco!

Análise de Fraude

O processo de análise de fraude utiliza uma combinação de tecnologias e algoritmos que realizam automaticamente o processamento e validação de dados e documentos para avaliar o risco de um determinado documento ou transação estar sendo fraudado.

 

A partir da extração automática de dados (OCR) e da aplicação de regras automáticas de validação, o sistema identifica e aponta os desvios e riscos de fraude, possibilitando uma ação rápida por parte do gestor.

Validações
Biométricas

A aplicação de Face Match pode ser usada como um complemento de segurança, quer seja no processo de onboarding, quer seja num processo de autenticação / login. Ela faz uma comparação entre o documento de identificação ou selfie tirada pelo usuário no cadastro , e uma foto armazenada na base de dados do governo federal, para garantir que os documentos enviados são realmente da pessoa, podendo esse processo ser automatizado ou manual.

Prova de vida

A prova de vida é um módulo específico que utiliza de capturas de imagens e dados para serem analisados para comprovar a vivacidade do usuário, esses dados capturados são processados em várias etapas para validar a genuinidade das informações para então trazer uma resposta assertiva sobre o status do usuário.

Background Check

O Background Check possibilita com base nos dados cadastrados pelo usuário fazer uma série de consultas de pessoa física e jurídica em diversas centrais de informação como por exemplo da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, Receita Federal, etc.
Além disso, capacidades de documentoscopia e validação de documentos torna o processo de avaliação extremamente robusto.

Análise de Fraudes

O nosso background check conta com um sistema de análise de fraudes
robusto, possuindo uma série de processos automatizados que são confrontados por operadores fazendo assim um double check dos registros para garantir acurácia das informações.

Geração de Dossiês PF e PJ

Dossiês completos para pessoa fisica e juridica consultando a partir dos dados cadastrados pelo usuário, o dossiê é gerado através de uma consulta feitas nos maiores e mais confiáveis órgãos do brasil e internacionais, trazendo informações com, processos judiciais, Antecedentes Judiciais, Dados Profissionais, entre outros.

Assinatura
Digital

Quer que Políticas, riscos, permissões, exceções, sejam analisados e validados de forma automática, com precisão e agilidade, para garantir a conformidade da sua operação? Na plataforma do BaCk Office conectA você encontra a solução perfeita!

Construído em conjunto com o Smartflow, o motor de regras é uma camada da plataforma onde é possível personalizar as regras e parâmetros que o workflow deve obedecer.

Benefícios:

Pouca necessidade de codificação, velocidade na implantação de um projeto.

Dossiês de Crédito

Com o propósito de minimizar perdas, endividamentos e fraudes a Flexdoc construiu um modelo versátil de análise pessoa jurídica e pessoa física, se conectando a um imenso volume de base de dados governamentais e globais somos capaz de extrair um amplo número de informações judiciais, financeiras e pessoais, que tornam o processo de tomada de decisão mais assertivo e produtivo.

FlexSign

A ferramenta de assinatura eletrônica da Flexdoc traz a facilidade e agilidade de poder assinar documentos a partir de qualquer dispositivo em qualquer lugar que você esteja, com uma segurança maior que a assinatura tradicional em papel, pois utiliza de criptografia e validação de autenticidade por meio de rastreabilidade de todo o processo.

 

Benefícios:

O FlexSign cumpre com todas as rigorosas normas do ICP e de outros instituições de regulamentação de chaves públicas tornando todo o processo juridicamente válido