Gestão do Onboarding Digital

Flexibilidade na gestão de todas as etapas do Onboarding Digital

Compartilhe:

O que você vai conferir:

Flexibilidade na gestão de todas as etapas do Onboarding Digital

Com os avanços tecnológicos e a pandemia do vírus da COVID-19, a internet e os processos digitais tomaram maiores proporções e modificaram principalmente o ambiente empresarial.

Hoje em dia, é cada vez mais comum o trabalho remoto e, com isso, dentre muitas mudanças que isso acarretou, foi necessário muitas adaptações de processos, como a recepção de novos clientes e colaboradores. Para esse processo chamamos de Onboarding Digital.

O que é Onboarding Digital?

Primeiramente, vale a pena ressaltar o conceito de Onboarding, que significa, literalmente, “embarcar”. No ambiente empresarial, quer dizer “integração”, ou seja, é o processo de digitalização da jornada dos clientes. A ideia principal é a de facilitar as informações sobre os clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, através da Automação de Dados, como coleta, verificação e armazenamento de dados.

Sempre ao surgirem novas tecnologias com elas também começam a aparecer ferramentas necessárias para melhorar o armazenamento de dados e também a segurança dos usuários.

Também o processo de recepção de novos colaboradores está inserido no conceito de Onboarding digital, quando levamos em conta que hoje o RH e Gestão de Pessoas, setores mais responsáveis pela adesão e cadastro e gerenciamento do quadro de pessoal de uma empresa. Cada vez mais se utilizam de ferramentas tecnológicas para realizar esse processo de recebimento e retenção de funcionários.

Onde utilizamos Onboarding Digital?

Quando, por exemplo, abrimos uma conta em um banco digital, ou algum tipo de processo de digitalização de documentos, ou informações, está acontecendo um procedimento de Onboarding Digital. Portanto, cada vez mais podemos notar que o uso do Onboarding Digital tem se tornado algo que já faz parte do dia a dia de milhões de pessoas e empresas.

Tudo isso potencializou ainda mais após a pandemia, através do trabalho home-office e o isolamento social, devido ao aumento de demanda de abertura de contas que teve como também as solicitações de serviços pela internet. Se tornou necessário que as instituições financeiras investissem em plataformas com capacidade para validar informações de documentos automaticamente e checar perfis de forma eficiente, rápida e segura, como a Flexdoc oferece, para garantir que o processo de Onboarding Digital seja realizado de acordo com suas necessidades e também com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

5 Etapas Principais do Onboarding Digital

Há 5 etapas que podemos listar para visualizarmos melhor como acontece o processo de Onboarding Digital de uma empresa ou instituição financeira. Esse processo de adesão de um cliente, que vai desde o momento que este insere informações de sua identificação pessoal por meio de cadastro de seus documentos até concluir com a resposta do algoritmo da tecnologia se ele é aceito ou não como integrante ou cliente dessa instituição. Vejamos a seguir as 5 Etapas Principais do Digital Onboarding:

1 – Quando valida a Identidade do Cliente:

Há ferramentas que classificam e checam se as selfies tiradas e enviadas pelos clientes estão de acordo e não apresentam nenhuma irregularidade, como má resolução, aparecer outra pessoa na foto, olhar desviado. Em seguida, vários pontos da selfie vão ser comparados com a fotografia do documento para comprovar a identidade do solicitante. E a selfie é feita com as orientações guiadas da própria plataforma.

2 – Quando coleta as Informações a partir de Documentos:

Os documentos enviados pelo app precisam estar legíveis e em boas condições. Isso porque a ferramenta consegue reconhecer e reprovar a solicitação caso os requisitos mínimos não sejam atendidos. O recurso Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR) transforma as imagens em texto para extrair as informações dos documentos enviados e preencher os formulários de forma automática.

3 – Quando é feita a Verificação dos Dados:

Existem um conjunto de critérios para validações automáticas que são determinadas por algumas tecnologias e o uso de motor de regras, que vão determinar e validar como o preenchimento correto de formulário deve ser, Se faltam documentos, se há algum tipo de erro ou incoerências, entre outros. Caso haja pendências, elas serão notificadas no sistema da instituição financeira. Se não houver e estiver tudo nos conformes. As informações do cliente são aceitas.

4 – Quando se realiza Verificações Adicionais:

Há um conceito chamado Know Your Customer (KYC) que atua consultando o histórico de crédito do cliente, bureau e outras instituições financeiras, e assim avaliar se é adequado aceitar a solicitação do cliente.

Esse conceito KYC prevê a aplicação de padrões e procedimentos para rastrear e compreender seu comportamento, estabelecer a identidade do cliente e classificar seu perfil de risco para, então, combater e prevenir ações ilegais, como fraudes, corrupção e lavagem de dinheiro. Por isso, é importante atender o KYC desde a primeira etapa para conhecer bem o seu cliente.

5 – Resultado do Processo:

Aprovação, pendente ou reprovação da solicitação do cliente são realizados em poucos instantes. Esse processo pode ser realizado pelo APP da instituição financeira como também pode ser realizado pelo site da mesma. Na Flexdoc você encontra toda estrutura que precisa em nossa Plataforma para Automação de Onboarding que vão lhe trazer segurança, eficácia e agilidade nos processos de Onboarding Digital da sua empresa.

4.8/5 - (38 avaliações)

POSTS RELACIONADOS